segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Configurando roteador d-link DI-524 para acesso à internet.

O roteador d-link modelo DI-524 é o mais utilizado nos laboratórios Proinfo Urbano. Porém o tipo de acesso a internet pode variar como: via rádio, satélite, banda larga (modem externo) ou puxar conexão de internet de outro equipamento de rede direto no seu roteador.
 Por isso iremos aprender como configura a conexão de internet para que todas as máquinas do laboratório possam ter acesso à internet.
É aconselhável que você entenda um pouco sobre sua conexão com a internet, se é necessário um login e senha ou endereço de IP.
Dentro do roteador roda um sistema que chamamos de firmware. Este firmware é onde iremos fazer as modificações necessárias para ter acesso à internet. Caso você não tenha muito conhecimento na área é aconselhável que siga exatamente as instruções para que não venha desconfigurar o roteador.
1º - Você tem que se certificar que o cabo (conector rj45) que recebe a internet está conectado ao roteador na porta WAN, e também se o computador está conectado (conexão via cabo ou sem fio) com o roteador.

2º - Abra o navegador web (Mozila Firefox ou similar). É pelo navegador que se acessa o sistema do roteador.
3º - Na barra de endereço insira o endereço de IP do roteador 192.168.0.1 (esse é o endereço padrão, caso não dê certo solicite ao administrador) insira o login “admin” e senha “pro8308”.
4º - Ao lado esquerdo clique em WAN



5º - Existem várias 4 opções para receber a conexão com a internet, veja qual opção se encaixa para configurar seu roteador:

-Dynamic IP Address: Esta opção é utilizada para receber a conexão a internet automaticamente sem exigir endereço de IP ou até mesmo login e senha de provedor.
-Static IP Address: Essa opção exige mais informações como endereço de ip, gateway, máscara de rede e dns(é muito utilizada em conexão via rádio). Mas isso pode variar de acordo com a configuração do provedor de internet, nem todos precisam inserir o dns. Veja imagem abaixo:



-PPPoE: Utilizado muito em conexão banda larga que possui um modem para conexão. Essa opção se faz necessário login e senha dada pelo provedor de internet. Veja imagem abaixo:



Resumo: se você usa internet que exija endereço de IP use a opção Static IP Address, se utilizar speedy, velox ou similares utilize a opção PPPoE.
6º - Após inserir as informações do provedor de internet clique em Apply.

Se você gostou compartilhe esta postagem!





2 comentários:

Um detalhe! Tem que alterar o MTU para pode abrir todos os sites, normalmente o MTU é 1492!!
Isso é importante, eu sou de uma escola do Estado, deixei Dinamich e tive que alterar esse MTU, se não nao abria youtube, e alguns outros sites.

na minha escola tem um modem speedtouch que recebe internt da oi que só ta ligado a um computador,porem não posso fazer a configuração do roteador porque não tenho a senha,só tenho o user name que é internet@speedy.com-alguem pode me ajudar coma senha -pois ela é padrão para todos os modem da oi

Postar um comentário